rn rn A Secretaria de Comunicação Social (SCO) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a sexta edição da revista digital Panorama STJ, com as reportagens especiais publicadas em 2020. Para acessá-la ou baixar o arquivo em PDF, basta seguir Comunicação > Panorama STJ, no menu superior do site (ou clique na imagem ao lado).
Nesta edição, o leitor vai encontrar 19 matérias sobre assuntos que estiveram na pauta dos debates jurídicos e dos veículos de comunicação em 2020. O ano foi marcado pela pandemia da Covid-19, e a jurisprudência da corte passou a ser construída em sessões remotas – uma das principais iniciativas para manter a prestação jurisdicional.
Em uma das matérias trazidas pela revista, são apresentados julgados relacionados a epidemias e pandemias anteriores à crise da Covid-19, como a gripe suína e a dengue. Na reportagem, a SCO mostrou como, nesses períodos, o Judiciário foi chamado a decidir sobre contratos, medidas sanitárias e direitos fundamentais como o de ir e vir.
A nova edição da revista traz ainda uma das matérias especiais recordistas de visualização no portal nos últimos anos: "STJ define hipóteses de cabimento do agravo de instrumento sob o novo CPC". Também com grande alcance quando publicadas, em razão do cenário da pandemia, estão as matérias especiais "Em busca da recuperação", sobre conflitos no curso de processos que decidem o destino de empresas; e "De portas fechadas", relativa à jurisprudência sobre o processo de falência.
Especiais condensam em textos jornalísticos a jurisprudência do STJ
Para Camila Costa, uma das redatoras da revista, a produção das matérias especiais é um dos maiores desafios da equipe, uma vez que é necessário "mergulhar" na jurisprudência do tribunal sobre um assunto específico. "É também um momento em que podemos entender melhor como ocorreu a construção da jurisprudência, os casos que levaram a corte a adotar determinado posicionamento, especialmente quando os assuntos já foram objeto de súmula e de repetitivo", disse.
As matérias especiais, publicadas aos domingos no site do STJ, passaram a ser produzidas em 2008, com a proposta de condensar em textos jornalísticos a jurisprudência da corte sobre temas específicos.
Cada reportagem traz os julgados mais representativos do tribunal sobre determinado tema jurídico, em uma linguagem que concilia simplicidade e exatidão. Ao acessar a Panorama STJ, tanto os operadores do direito quanto os leitores não especializados podem se informar sobre os principais entendimentos da corte acerca daquele assunto e acompanhar a evolução de suas posições jurisprudenciais.