rn rn
rn
A Secretaria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a edição especial da revista digital Panorama STJ, com as reportagens especiais da série rn Faces da Cidadania, produzida em comemoração dos 35 anos da corte. Para acessá-la ou baixar o arquivo em PDF, basta seguir Comunicação > rn Panorama STJ, no rn menu superior do rn site.
As sete reportagens especiais que compõem a série rn Faces da Cidadania abordam decisões da corte que contribuíram para a concretização de direitos surgidos ou ampliados na Constituição de 1988. As matérias foram publicadas no portal do tribunal entre 1º de outubro de 2023 e 7 de abril de 2024, data em que o STJ completou 35 anos de sua instalação.
Os textos apresentam a jurisprudência da corte sobre educação, meio ambiente, consumidor, direitos da pessoa idosa e com deficiência e cidadania na esfera penal. A última matéria da série traz uma entrevista em que a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, faz uma reflexão sobre a trajetória do tribunal e o que esperar dele no futuro.
Com ilustrações e rn links para a legislação e os processos citados, a publicação é multiplataforma, podendo ser acessada em computadores, rn tablets e rn smartphones. As matérias também têm rn links para as edições do rn podcast STJ No Seu Dia, no Spotify, que trazem um bate-papo com os redatores das reportagens especiais.
Nova edição buscou conectar decisões à vida real das pessoas
Para Rodrigo Lopes, responsável pela produção e um dos redatores da revista, produzir os conteúdos desta edição especial da rn Panorama foi como voltar no tempo e assistir à construção de um dos mais importantes tribunais do país a partir de sua jurisprudência. Rodrigo destacou que o STJ tem em seus prédios estruturas de concreto, mas a sua base fundamental está na jurisprudência, no papel das decisões do tribunal para os rumos que a sociedade brasileira tomou nas últimas três décadas e meia.
"Mais do que isso, a série especial rn Faces da Cidadania – que ganha as páginas desta edição da rn Panorama STJ – buscou conectar todas essas decisões à vida real das pessoas, mostrando histórias e projetos sociais que dialogam com os julgamentos do STJ, comprovando que a cidadania brasileira e o Tribunal da Cidadania caminham juntos, sempre", enfatizou.
Carlos Felippe Quintanilha, responsável pelo rn design gráfico da revista, ressaltou que o rn layout foi modernizado para refletir o espírito das matérias da nova publicação. "Utilizamos inteligência artificial para produzir a capa desta edição. Queríamos uma capa que mostrasse as faces de várias pessoas, que refletisse a diversidade da população brasileira, então nos inspiramos no quadro rn Operários, de Tarsila do Amaral", contou.