A 31ª edição de Arte no Tribunal apresenta mais uma imagem que compõe o acervo artístico do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A obra Morango de Seda, de autoria da artista Val Costa, está localizada na Assessoria de Cerimonial e Eventos.
Com impressão de uma fotografia em fine art – pigmento mineral sobre papel Baryta –, a obra possui moldura de madeira na cor preta e vidro cristal, com dimensões de 50 cm x 50 cm.
A obra integrou a exposição Perto de nós, o cerrado pela fotografia botânica de Val Costa, que aconteceu no Espaço Cultural STJ em maio e junho de 2023, momento em que a obra foi doada ao acervo do tribunal.
Sobre a artista
Val Costa é gamense, nascida em 1974, apaixonada pelo cerrado e por fotografia. A artista tem como referências os fotógrafos Araquém Alcântara, Sebastião Salgado e André Dib.
Além de ter se formado em fotografia, Val também é graduada em administração e em comércio exterior e é servidora pública na área de enfermagem.
Uso democrático do espaço da cidadania
O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência como ambiente inovador e amplamente visitado pelos servidores da corte e pelo público apreciador das artes visuais.
O acervo de obras de arte do tribunal conta com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. A coleção é o resultado de doações dos artistas, em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuídas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do STJ, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.