O sábado (5) começou cedo e regado a muita energia para os participantes da XXI Corrida do Judiciário – 24º Encontro de Corredores do STJ. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior esteve presente e acompanhou toda a prova. Além anunciar a largada e participar da premiação, ele foi homenageado ao final da cerimônia com o troféu dessa edição.
Sebastião Reis Júnior observou duas vantagens no evento: o incentivo à promoção da saúde e a integração dos participantes. "É muito legal você ver pessoas de lugares diferentes, uma oportunidade de descontrair e interagir", disse. "Muito boa a iniciativa e, apesar desse calor que ninguém imaginava, será um dia bonito", enfatizou o ministro.
Um passeio desafiador pela Praça dos Tribunais
A disputa, dividida nos percursos de 5km e 10km, reuniu participantes dos diversos órgãos da Justiça que puderam contemplar belas obras arquitetônicas durante a prova. Pensando no bem-estar dos corredores, a organização disponibilizou dois pontos de hidratação pelo trajeto.
Todos os atletas, além de receberem camiseta, numeração de peito, ecobag e chip para cronometragem, ao final, ganharam medalha de participação e kit pós-prova. Houve, também, a entrega de troféus para as três primeiras colocações de cada categoria: feminina e masculina, divididas por faixa etária.
O servidor do STJ Guilherme Cândido de Andrade Neto foi o primeiro colocado na classificação geral dos 5km masculino. Ele comemorou que, apesar do trajeto e do clima, deu o máximo e conseguiu manter o ritmo. "Ano passado eu tive uma experiência dolorosa na prova de 10km, mas esse ano resolvi correr 5km", contou.
Caroline Gomes Teixeira, ganhadora do primeiro lugar na classificação geral dos 5km feminino, elogiou a organização da prova. "Eu estou muito feliz, principalmente porque corri com o meu pai, que é servidor do STJ. Ter essa oportunidade, esse incentivo do Poder Judiciário é muito importante, valeu a pena".
O primeiro lugar geral dos 10km foi conquistado por Daniel Marcondes que contou "foi uma corrida dura, com muito sobe e desce, mas deu para segurar o primeiro lugar". O atleta parabenizou os organizadores por promoverem esporte no ambiente de trabalho e disse que o legal da corrida é que "é difícil para todo mundo e a conquista é igual para todos, não importa a colocação".
Zulmira Pereira Caxeta representou bem o Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1) e recebeu o troféu de 5km na categoria feminino acima de 50 anos. "A única coisa que pegou um pouco foi o calor mesmo, mas fiquei muito feliz pelo resultado, porque eu treino bastante. É isso, não tem idade para correr".
O resultado completo da XXI Corrida do Judiciário e o desempenho de cada atleta estará disponível na próxima segunda-feira (7) no site da corrida.
Mais que uma corrida, um estilo de vida
Promovida anualmente pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) com apoio da Associação dos Servidores do STJ e do Conselho da Justiça Federal (ASSTJ), a Corrida do Judiciário disponibilizou 400 inscrições este ano e todas foram preenchidas.
O servidor Sartre Santos, um dos responsáveis pela organização, destacou que a procura ultrapassou a quantidade de vagas. "Acredito que isso é resultado do trabalho desenvolvido no sentido de estimular uma cultura de qualidade de vida e de adoção de um estilo de vida ativo e saudável", explicou. "Os servidores do STJ e os de outros tribunais perceberam que o ambiente da corrida é um momento de integração, socialização e alegria entre todos", completou.
Acesse a cobertura fotográfica da corrida do Flickr do STJ.