O Espaço Cultural STJ recebe, no dia 12 de fevereiro, das 18h30 às 21h, a abertura da exposição Brasília, do artista Pedro Garcia. A inauguração da exposição acontecerá na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mezanino do Edifício dos Plenários (segundo andar).
A exposição reúne 60 gravuras que exploram a riqueza arquitetônica e o cotidiano da capital federal e refletem a conexão pessoal de Pedro Garcia com Brasília – cidade onde nasceu, cresceu e construiu sua trajetória artística. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 19 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Marcadas pelo estilo minimalista, as obras são o resultado de um processo criativo do artista que integra fotografia, desenho manual e finalização digital. As gravuras foram produzidas em papel 100% algodão, com impressão fine art certificada em padrão museológico, e estarão disponíveis para compra.
Concebida inicialmente como uma homenagem aos 60 anos de Brasília, a série de gravuras ganhou forma durante o período da pandemia, em 2020. O projeto, que começou como um exercício criativo diário, transformou-se em uma forma de celebrar a cidade e conectar as pessoas, mesmo em tempos de isolamento social.
Além de sua contribuição artística, a exposição também teve um impacto social significativo. Durante a pandemia, Pedro destinou os recursos obtidos com a venda das gravuras para a doação de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade, unindo arte e solidariedade em um momento de desafios globais.
Sobre o artista
Desde cedo envolvido com criação e produção visual, Pedro Garcia acumula três décadas de experiência em publicidade, direção de arte, artes gráficas e design. Paralelamente, mantém forte produção artística autoral, decorrente da necessidade de transcender a produção por demanda, característica do mundo da comunicação.
Para mais informações sobre a exposição, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (61) 3319-6212/6764 ou pelo email stjexposicoes@stj.jus.br.