Para facilitar a consulta do público à jurisprudência, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou uma nova versão da Pesquisa Pronta. De visual renovado, a página passou por uma reorganização na apresentação dos assuntos, agrupados por ramos do direito e temas específicos.
O serviço tem o objetivo de divulgar as teses jurídicas do STJ mediante consulta, em tempo real, sobre determinados temas.
Ao acessar a página, o usuário encontra as pesquisas mais recentes, bem como abas de acesso aos "casos notórios" e às pesquisas por ramo do direito (administrativo, civil, penal, previdenciário, tributário e outros). Cada uma dessas abas abre uma lista de temas dentro do ramo escolhido. Por exemplo, no ramo direito ambiental, as pesquisas já realizadas estão agrupadas em temas como "crime ambiental", "proteção à fauna" e "recursos naturais".
Para o usuário que quiser procurar um assunto específico por palavras-chaves, há um campo de busca livre à esquerda.
Segundo a secretária de Jurisprudência do tribunal, Barbara Brito, a alteração "tem o objetivo de facilitar a pesquisa do usuário, deixando a plataforma mais intuitiva e interativa. Acreditamos que o novo visual e a configuração da página auxiliarão em buscas mais assertivas".
Sugestões do público
A nova plataforma também oferece ao usuário a possibilidade de sugerir temas para pesquisas. Se houver entendimento pacífico do tribunal sobre o assunto indicado, ele poderá ser incorporado ao acervo da página.
Leia também: Buscas na página de Jurisprudência agora trazem sugestões da Pesquisa Pronta
A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.